BNCC

É um documento obrigatório para as escolas de educação básica: ensino infantil, fundamental e médio. Sua abrangência é nacional, nas redes públicas e privadas. A sua finalidade é normatizar a parte comum do currículo e influenciar na concepção da proposta pedagógica. A BNCC evidencia a educação integral, as aprendizagens essenciais e as competências.

As aprendizagens essenciais que são definidas como: conhecimento, habilidades, atitudes e valores, expressados em competências e que compõem o processo de formação no nível da educação básica, para atender as três finalidades da educação escolar: o pleno desenvolvimento do aluno, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação do trabalho.

Pensar EaD - Educação Infantil

Educação Infantil

Como primeira etapa da educação básica, a educação infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A BNCC consolida que o educar e o cuidar são indissociáveis no processo educativo.

A escola articula os conhecimentos que a criança adquire com a família com os conhecimentos que precisa receber na unidade de ensino para proporcionar novas aprendizagens. Logo a educação é responsabilidade da escola e da família. A educação infantil, na escola, é um trabalho complementar à educação familiar.

SAIBA MAIS
Pensar EaD - Educação Fundamental

Educação Fundamental

É a etapa mais extensa da Educação Básica, com nove anos de duração, sendo responsável pelo atendimento às crianças de 06 aos 14 anos. A primeira fase abrange crianças de 06 a 10 anos e a segunda fase os que tiverem 11 a 14 anos.

O Ensino Fundamental acolhe crianças e adolescentes em plenas mudanças físicas, cognitivas, afetivas, sociais e emocionais, entre outras.

Suas áreas de conhecimento são: Linguagens, Matemática, Ciências da natureza, Ciências humanas e Ensino religioso.

SAIBA MAIS
Pensar EaD - Saeb

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil, avaliando a educação nacional em suas diversas esferas. A avaliação apresenta novas configurações para 2021, é assim, o novo Saeb será em formato digital, desde o 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Do 2º ao 4º ano do ensino fundamental, o exame ainda será feito em papel. O Saeb também apresenta mudanças que acontecerão gradualmente e uma delas é o Enem seriado, que avaliará os resultados obtidos a cada ano.

SAIBA MAIS