Veja os erros de ortografia que muitos alunos ainda cometem

Confira as dicas que trouxemos e aprenda a usar a grafia correta!

Veja os erros de ortografia que muitos alunos ainda cometem

Muitos alunos ainda cometem alguns erros na hora da escrita. Por isso, resolvemos separar aqueles que consideramos como os mais comuns. Confira, abaixo, as dicas que trouxemos para você e evite continuar cometendo estes deslizes.

 

USO DOS "PORQUÊS"

No uso dos porquês, os erros são bastante comuns, sobretudo, porque são quatro opções com usos diferentes. Abaixo, entenda melhor sobre cada um deles:

  • Por que (separado sem acento) - usado para perguntas.

Quando escrito desta forma, deve ser usado:

- Em início de frases interrogativas diretas como, por exemplo: Por que você não estuda hoje?

- Em frases com ponto final e que equivalem a “por qual razão”, “por qual motivo”, “pelo qual”, “pelos quais”, “pela qual”, “pelas quais”.

  •  Por quê (separado com acento) - usado para perguntas.

Escrito dessa forma, tem o mesmo sentido de “por que” (separado sem acento).

No entanto, ele deve estar:

1. antes de pausas - na escrita ou na fala - e;

2. sempre ao final de frases.

Assim, é necessário que seja incluído antes de: um ponto final, pausa ou ponto de interrogação.

Em suma:

“Por quê?” - possui o mesmo sentido de “por qual motivo ou razão”.

Exemplo: Foi mal na prova e não sabe por quê.

Enfatizamos que, em perguntas indiretas, não deve ser seguido do ponto de interrogação.

  •  Porque (junto sem acento) - usado para respostas.

Esta forma é uma conjunção que indica: explicação, justificativa, motivo ou causa.

Uma dica para saber se o uso dele está correto é substituí-lo por “pois”. Se couber, a aplicação tem grandes chances de estar correta.

Exemplo: Não fui porque estava cansada. (= Não fui, pois estava cansada.)

  •  Porquê (junto com acento) - usado sempre depois do artigo “o”.

Este é um substantivo masculino que é sinônimo de “motivo”. Isto quer dizer que você troca “porquê” por “motivo” e o sentido da frase ainda será o mesmo.

Exemplo: Qual é o porquê de tanta discussão?

 

 MAS/MAIS

  •  Mas

A forma mais comum de usarmos o “mas” é quando expomos uma ideia contrária ao que foi escrito antes. Assim, “mas” é uma conjunção adversativa.

Exemplo: Tento gostar de matemática, mas não consigo.

 Para testar se está usando o “mas” corretamente, substitua-o por: “contudo”, “porém”, “no entanto”, “todavia”, “ainda sim”.

 Quando funcionar como uma conjunção, “mas” ligará duas orações.

  • Mais

Esta palavra tem como antônimo “menos”. Assim, indica adição, soma ou aumento de quantidade.

Trata-se de um advérbio de intensidade. No entanto, pode ser empregado também como: substantivo, pronome indefinido, conjunção ou preposição, dependendo da função que você pretenda que ele exerça na frase.

A dica para saber se “mais” cabe na frase é trocá-la por “menos”. Não havendo mudança do sentido, você poderá usá-lo.

Exemplo: Hoje eu dormi mais e melhor.

 

ESTAR/ESTÁ/ESTA

  • Estar

É um verbo no infinitivo, pois termina em “r”. Por isso, lembre-se de forçar a letra “r” no final. Se parecer correto, você está usando a forma adequada do verbo.

Exemplos:

-   Ele vai estar na escola.

-   É necessário estar em casa, quando a encomenda chegar.

  •  Está

A conjugação do verbo “estar” na terceira pessoa do singular. Não se usa “r” na conjugação.

Exemplos:

-   Ele está em casa.

-   Você está enganado.

  •  Esta

Trata-se do pronome demonstrativo “este”, em sua forma feminina.

Exemplos:

-   Esta caneta é minha.

-   Esta mulher é linda.

Para ter certeza do uso correto desse pronome, substitua por “este”. Se for possível usar - obviamente, substituindo o gênero -, estará correto.

 

HAVER E A VER

A confusão acontece porque as palavras apresentam sonoridades semelhantes. Enquanto “haver” significa possuir, ter, conseguir, existir, julgar ou estar na posse de, “a ver” serve para indicar uma relação entre dois objetos ou pessoas.

Exemplos:

-   Não tem nada a ver com você

-   Pode haver algo a pensar sobre isso.

-   Esta música tem tudo a ver com a nossa história.

-   Deve haver algo a fazer.

 

MEIO/MEIA

  •  Meio

Tem o mesmo sentido de “mais ou menos” ou “um pouco”. Então, se tiver dúvidas a respeito do uso, substitua a palavra que está usando. Não ocorrendo alteração do sentido, estará correto.

Exemplos:

-   Eu estou meio cansada.

-   Quando cheguei, estava meio inquieto.

  •  Meia

Substantivo que nomeia uma peça do vestuário utilizada para calçar junto com os sapatos. Também trata de algo fracionário ou que tenha a ver com quantidade e números.

Exemplos:

-   Quero meia porção de fritas.

-   Este ano, vou correr meia maratona.

-   Cheguei meio-dia e meia.

 

 

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

C. & CINTRA, L. Nova Gramática do português contemporâneo. 6.ed. Rio de Janeiro: LexiKon, 2013.

 

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