Redes sociais: veja como usá-las para melhorar seus estudos!

Confira quais são as melhores para te ajudar!

Redes sociais: veja como usá-las para melhorar seus estudos!
TEXTO ELABORADO POR: Professora Andreia Bezerra

A internet e suas ferramentas estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, seja para trabalhar, estudar e/ou se relacionar.  É muito comum que, por vezes, as redes sociais sejam vistas como um empecilho para os estudos, uma vez que muitos estudantes utilizam uma boa parte do seu tempo navegando de forma improdutiva, nessas redes. Em consequência disso, eles acabam reduzindo sua dedicação na preparação para o ENEM.

Contudo, apesar das redes sociais terem o “poder” de distrair os alunos, ao serem usadas de forma consciente, elas também podem ser uma ferramenta muito útil para as habilidades de aprendizagem. Confira, abaixo, como e quais redes sociais podem auxiliar os estudos:

Instagram

O Instagram é uma opção interessante para adquirir conhecimento, já que propicia uma boa comunicação entre o autor das postagens – vídeos, imagens e textos -  e seus seguidores. Por meio dessa rede social, você consegue acompanhar:  dicas de estudos, rotinas de outros estudantes, das instituições de ensino e informações gerais.

Existem muitos perfis que compartilham dicas com os mais variados assuntos. Portanto, além de seguir páginas de jornais e revistas que sempre estão trazendo atualidades, também é uma boa dica você seguir perfis que trazem assuntos sobre o cotidiano dos estudantes como: sugestões, conteúdos, inspirações e rotinas.

YouTube

O YouTube é um dos maiores mecanismos de busca do mundo. Nele, muitos profissionais de educação e, também, os próprios estudantes criam canais que trazem vídeos sobre várias disciplinas como: biologia, matemática, português, história, geografia, conhecimentos gerais, entre outros.

Alguns canais ajudam as pessoas a se organizarem nos estudos, seja para ENEM e/ou concursos. Outros canais são motivadores, pois as pessoas contam suas experiências de ter passado em determinado curso. Portanto, aproveite o YouTube para estudar e adquirir conhecimentos.

Twitter

Por meio do Twitter, além de você poder acessar dicas de estudos que outros estudantes publicam, você poderá seguir perfis sobre educação, política, saúde, cultura, revistas de informações, jornais e muito mais. O twitter, também é um forte meio de divulgação de notícias.

Facebook

O Facebook pode ser considerado uma rede social interessante para ler sobre atualidades, pois, sendo uma grande teia de perfis e comunidades, é um local de disseminação de informação.

Sabemos que a prova do ENEM exige conhecimentos atuais no repertório do aluno. Sendo assim, você pode utilizar o Facebook para te ajudar nessa atualização. As pessoas compartilham matérias sobre Política, Educação, Saúde e vários outros assuntos, ler esses textos compartilhados pode te ajudar a fazer uma boa prova. Mas, lembre-se de ter cuidado com as notícias falsas!

WhatsApp

O Whatsapp é um aplicativo de mensagem que faz vários estudantes perderem muito tempo de estudo. Então, que tal utilizar esse recurso a favor dos seus estudos? Você pode criar grupos para compartilhar textos, discutir questões do ENEM e trocar conhecimentos e experiências nos estudos.  Estudar com o seu colega através de discussão de questões é uma boa opção.

 

NOTA IMPORTANTE: Mas fique atento(a)! Quando estiver buscando por informações e notícias nas redes sociais, você deve estar sempre atento à veracidade das informações, pois existem, também, as fake news. Então, é sempre bom buscar mais de uma fonte sobre determinada informação!

 

Quer ficar por dentro de dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, álém de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades!

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

 

REFERÊNCIAS 

UNIFOA, Centro Universitário de Volta Redonda. Inspiração para estudar: 8 perfis para seguir no Instagram. Rio de Janeiro. Blog: UNIFOA, 2018. Disponível em: https://blog.unifoa.edu.br/inspiracao-para-estudar-8-perfis-para-seguir-no-instagram/.Acesso em: 20 de Abril de 2020;

SPAGNA, Júlia Di. Saiba como utilizar suas redes sociais para estudar. São Paulo. Blog: Guia do Estudante, 2018. Disponível em:  https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/saiba-como-utilizar-suas-redes-sociais-para-estudar/. Acesso em: 20 de Abril de 2020;

VELLEI, Carolina. OS 50 melhores perfis para você seguir e estudar no Twitter. São Paulo. Blog: Guia do Estudante, 2012. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/os-50-melhores-perfis-para-voce seguir-e-estudar-no-twitter/. Acesso em: 20 de Abril de 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá! Deixe seu comentário.Dica de Matemática: como calcular raiz quadrada de forma simples!

Enviando Comentário Fechar :/