Redação no vestibular: conheça os critérios de correção da FUVEST!

Veja o post e saiba quais são os critérios usados na avaliação do texto

Redação no vestibular: conheça os critérios de correção da FUVEST!
TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega

O processo seletivo da FUVEST é dividido em duas etapas. A segunda etapa pede que os participantes redijam uma redação, que assusta bastante os candidatos. Ao contrário do Enem, a produção textual da FUVEST não pede uma proposta de intervenção, mas sim que o candidato analise os fatores que fazem com que a problemática do tema ocorra, o que não é usual, pois os candidatos precisam assumir um caráter analista, debatendo o cerne do problema e não dando sugestões. Embora seja divergente nesse aspecto, o texto da FUVEST também é dissertativo e baseado na construção de argumentos sólidos.

O senso crítico dos candidatos é cobrado com muito rigor no que diz respeito ao entendimento sobre o tema. A coesão e os aspectos gramaticais também são muito  valorizados na redação da instituição. Em suma, a produção textual da FUVEST é corrigida com base em três critérios:

  • Argumentação sobre o tema;
  • Estruturação;
  • Linguagem.

Com base nesses critérios, a instituição divide a correção em três blocos.

No primeiro bloco, é avaliada a capacidade argumentativa do candidato, como ele interpretou o tema e como desenvolveu as ideias em torno da problemática proposta pela FUVEST.

No segundo bloco, avalia-se a estrutura física do texto, o uso dos elementos coesivos e da progressão textual e a coerência entre as ideias do texto.

O terceiro bloco analisa a linguagem que o candidato utiliza, o uso da norma culta e o emprego correto da sintaxe.

Segundo os especialistas, para estudar e se preparar para a redação da FUVEST, o candidato deve pesquisar as edições anteriores e rever todos os temas, estudando os motivos pelos quais aqueles problemas acontecem na sociedade.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado, bons estudos!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

REFERÊNCIAS

GIORDAN, Isabela. Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Fuvest. Quero Bolsa, 2019. Disponível em: https://querobolsa.com.br/revista/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-redacao-da-fuvest. Acesso em Nov. de 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/