Redação no Enem: veja estas técnicas de argumentação e fortaleça seu texto!

Confira exemplos que podem te ajudar na hora de construir seus argumentos

Redação no Enem: veja estas técnicas de argumentação e fortaleça seu texto!
TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega

Num texto dissertativo argumentativo, saber criar um bom argumento, baseado em fatos reais e com uma estrutura forte, pode ser a diferença que te dará uma nota mil! Para te ajudar na criação de bons argumentos, veja abaixo algumas técnicas de argumentação!

 

1. Contextualização histórica

Quando se prova uma opinião através de informações/dados históricos.

Ex: A partir dos anos 2000, a internet trouxe uma maior comodidade aos seres humanos, facilitando o contato e a interação entre eles.

2. Pergunta retórica

Uma maneira sutil de argumentar é, após a exposição de um fato, lançar uma pergunta retórica que convide o leitor a refletir.

Ex: O brasileiro foi às ruas exigir uma mudança, gritar e protestar pelo fim da corrupção, porém, agora que seus direitos estão sendo violados, o povo permanece em silêncio. Até quando o brasileiro agirá assim, de maneira tão paradoxal?

3. Relação de causa e consequência

Uma ótima forma de argumentar é relacionar a tese às causas e consequências que envolvem o tema.

  • Pode haver um relação direta, com uma só causa e uma só consequência:

Ex: Em função do ano eleitoral, o governo passou a investir mais em propagandas de suas ações.

  • Pode haver várias causas e uma só consequência:

Ex: Com o surgimento da internet, a inserção da mulher no mercado trabalhista e o aumento das atividades extra-escolares, se torna cada vez mais difícil a relação e o diálogo entre pais e filhos.

  • Pode haver uma causa e várias consequências:

Ex: A falta de respeito às leis torna o bandido mais corajoso, delega ao cidadão o direito de resolver por si mesmo e passa aos jovens uma noção errônea do que é justiça.

4. Enumeração

Consiste em citar ou elencar uma série de fatos ou situações que busquem provar aquilo que foi dito na tese. OBS: você precisa se deter mais demoradamente em pelo menos um fato ou situação dentre as explicitadas.

Ex: Alguns programas existenciais – bolsa família, vale-gás, pão e leite, jovem aprendiz – garantem a popularidade do governo.

5. Comparação explícita

Estratégia que consiste em comparar explicitamente países, situações ou atitudes. Ótima estratégia, pois, demonstra o conhecimento de mundo do candidato.

Ex: Diante das crises financeiras, os Estados Unidos tem enfrentado de forma mais amena que o Brasil o baque na economia, dada a estabilidade de sua moeda.

6. Conceitos

A definição de algo pode ser também uma excelente forma de mostrar a maturidade do conhecimento do candidato. É preciso ter cuidado para não definir termos muitos óbvios.

Ex: Sigmund Freud, pai da psicanálise, afirma que o eu é formado pelo ID, pelo Ego e pelo SUPER EGO.

7. Argumentos de autoridade

Uma das mais importantes formas de argumentar, citando fontes ou citações de autoridades sobre a problemática exposta no tema, com a finalidade de comprovar a autenticidade dos fatos.

Ex: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. 

8. Contra-argumentos

Uma das formas mais “maduras” de argumentar. Consiste em mostrar seu posicionamento particular versus o posicionamento de outras pessoas, mostrando porque o pensamento diferente do seu pode ser equivocado. É preciso ter cuidado para não cair em contradição!

Ex: Muitos consideram a reforma do ensino médio como algo benéfico, pois, abrirá espaço para uma formação voltada às necessidades do aluno, preparando-o para o mercado trabalhista e para a vida acadêmica. Porém, um ensino que descarta certas disciplinas, ainda que elas ainda sejam ministradas nas escolas particulares e cobradas nos vestibulares não parece ser tão benéfico para certas camadas da população.

 

E aí, você costuma utilizar alguma dessas técnicas? Deixe seu comentário!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a enriquecer o seu texto! Também sugerimos para você o nosso post, sobre as maneiras de iniciar sua redação!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, álém de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades!

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/
  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

55

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/