Redação no ENEM: entenda a importância dos mecanismos linguísticos!

Confira o post e saiba mais detalhes sobre a competência IV

Redação no ENEM: entenda a importância dos mecanismos linguísticos!
TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega

Você conhece as competências que norteiam a redação do Enem? Nos últimos dias, o MEC, em suas redes sociais, enfatizou a importância da competência IV. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

A quarta competência atua sobre a progressão textual. Ela cobra do candidato o domínio dos mecanismos linguísticos necessários para que o texto progrida em sua argumentação. Para se sair bem nesse quesito, o candidato deve conhecer os operadores argumentativos, responsáveis por encadear as partes da argumentação textual, podendo demonstrar uma sequência em que os argumentos se harmonizam, se contrapõe, negam ou afirmam a totalidade de algo. São marcadores importantes para que o corretor compreenda a sucessão de fatos nos parágrafos argumentativos.

Os modalizadores, por sua vez, são responsáveis por demonstrar a opinião do candidato acerca da problemática discutida. Eles podem acentuar a afetividade, a subjetividade, a intersubjetividade, posicionamentos negativos ou afirmativos. São eles que deixam o ponto de vista do escritor explícito, mas de uma forma mais polida.

Os conectivos são termos ou expressões que ligam as frases e orações dentro do texto. São responsáveis por articular as ideias do candidato, criando uma sequência lógica entre elas. Os conectivos podem ajudar a expressar dúvida, afirmação, certeza, negação, conclusão, oposição, dentre outros.

Lembre-se que, para que seu texto progrida, você precisa interligar tanto os parágrafos quanto os termos dentro das orações e dos períodos. Utilize os modalizadores na sequenciação dos parágrafos e os conectivos para interligar as palavras dentro dos períodos. Use os operadores argumentativos para encadear as ideias discutidas na sua argumentação.

A quarta competência analisa, também, os aspectos estéticos do texto. Então, procure criar parágrafos de extensão parecida, para que haja harmonia na estética da sua produção. Parágrafos grandes demais, seguidos de outros com poucas linhas causam uma impressão desagradável para quem vê seu texto. Divida as linhas de forma harmônica. A concordância verbal e nominal também são cobradas por essa competência, portanto, esteja atento às flexões de gênero e de número de certos termos.

Busque tabelas de conectivos, modalizadores e listas de operadores argumentativos que irão te ajudar a atingir a nota máxima nessa competência. Vejo você na Universidade!

 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado, bons estudos!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIAS

INEP. Redações Enem 2019, Módulo 06. 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Competencia_4.pdf. Acesso em jan. 2021.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/