Redação no ENEM: dicas para você se sair bem na competência 4!

Entenda a quarta competência e garanta seus 200 pontos

Redação no ENEM: dicas para você se sair bem na competência 4!
TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega


A redação do Enem é corrigida com base em cinco competências norteadoras. Vamos falar sobre a quarta delas?

A quarta competência norteadora da redação do Enem atua sobre os aspectos de coesão do texto. Quando escrever sua produção, você precisa utilizar mecanismos que façam seu texto progredir e que criem um encadeamento entre as partes que formam o todo, para que seu texto tenha sentido e clareza.

Nesta competência, alguma particularidades serão observadas pelo seu corretor. Vamos falar sobre elas?

Encadeamento de ideias

Quando cria um texto, o autor precisa fazer com que sua produção progrida linearmente. Para isso, é necessário utilizar os elementos coesivos. Para interligar os períodos e as ideias dentro do texto, você pode fazer uso dos conectivos, que são as preposições, conjunções, alguns advérbios ou locuções adverbiais. Esses elementos serão responsáveis pela coesão do seu texto, permitindo que suas ideias exerçam um sentido completo. Você pode usar também os modalizadores discursivos, elementos que destacam o ponto de vista de quem está escrevendo. Eles podem ser asseverativos afirmativos (ex: certamente, sem dúvida, lógico...), asseverativos negativos (ex: de modo algum...), quase asseverativos (ex: talvez, provavelmente...), deônticos (ex: obrigatoriamente, necessariamente...), delimitadores (ex: geograficamente, biologicamente...), afetivos subjetivos (ex: infelizmente, felizmente, surpreendentemente...) ou afetivos intersubjetivos (ex: francamente, sinceramente...). Você pode escolher a melhor forma de encadear suas ideias.

Estética dos parágrafos

O Corretor estará atento ao tamanho dos seus parágrafos, para observar se eles estão simétricos. Parágrafos muitos grandes, acompanhados por outros muito pequenos acabam deixando o texto desestabilizado. Procure dividir as linhas da folha de forma que seu texto se dívida em parágrafos com um tamanho semelhante e com suficiente espaço para debater todas as suas ideias.

Redundância

Você precisa evitar a repetição de palavras dentro do seu texto, pois a redundância, além de prejudicar a estética da sua produção, a impede de progredir corretamente e seu texto se torna chato e confuso. Para evitar isso, você pode utilizar a coesão referencial e retomar os termos usando pronomes, artigos, advérbios. Você pode usar sinônimos ou citar um grupo mais amplo de coisas (ex: doces) ou um grupo mais restrito (ex: brigadeiro). Sempre releia seu texto para corrigir as redundâncias que você encontrar ao longo dele.

Concordância

Fique sempre atento ao uso dos plurais no seu texto, pois deslizes de concordância serão penalizados nessa competência. Lembre que se o verbo estiver no plural, sujeitos e outros complementos se flexionarão também para acompanhá-lo. Também entra na concordância o uso correto dos artigos e um bom emprego dos pronomes.

Se você estiver atento a esses fatos, alcançará a nota máxima na quarta competência!

 

Esperamos que essas dicas te ajudem! Aliás, você já conferiu nossas outras matérias sobre redação? Para ter acesso, é só clicar aqui. Temos diferentes conteúdos que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada nota 1000!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/
  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/