Redação no ENEM: dicas para você se sair bem na competência 3!

Entenda a terceira competência e garanta seus 200 pontos

Redação no ENEM: dicas para você se sair bem na competência 3!
 TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega

A redação do Enem é corrigida com base em cinco competências norteadoras. Vamos falar sobre a terceira delas?

A terceira competência norteadora do Enem atua sobre os aspectos argumentativos do texto, ou seja, a criação de argumentos através do debate de fatos pertinentes ao tema. O manual do candidato utiliza quatro comandos que irão mostrar ao aluno o que ele deve fazer para atingir a nota máxima (200!) na competência de número três. São esses:

  • Selecionar;
  • Relacionar;
  • Organizar;
  • Interpretar fatos e argumentos no texto, para defender o ponto de vista do candidato.

Vamos entender cada um desses comandos?

 

Selecionar

Quando você se depara com o tema, é normal pensar em diversas coisas que você sabe a respeito dele. Alguns desses fatos são importantes, outros são menos relevantes. Esse comando indica ao aluno que ele precisa elencar os fatos que sabe sobre a temática e, dentre eles, selecionar os mais importantes para debater na redação. Dois fatos são suficientes para criar sua tese, o ponto de vista que você vai debater. Essas duas informações, geralmente, devem ser apresentadas na introdução e debatidas nos parágrafos argumentativos. Lembre-se sempre de escolher fatos que tenham uma base realista e não informações que possam ter surgido a partir de achismos ou algo que faz parte apenas da sua imaginação. Tenha em mente que você precisará fazer um recorte do tema, escolhendo qual viés dele você trabalhará e, dentro desse recorte, você fará outro que vai restringir sua linha de pensamento, optando por duas características que você julga serem mais importantes dentro do viés escolhido. Essa será sua tese!

Relacionar

Depois que você selecionar os fatos mais importantes sobre o tema e formar sua tese, você precisa criar uma relação entre essas ideias. Nesse comando, o aluno precisa verificar se as informações que escolheu debater tem relação com aquilo que é pedido pelo tema e se eles fazem parte do contexto da problemática. Feito isso, é preciso criar uma correlação entre os dois parágrafos argumentativos, pois os fatos escolhidos para o debate devem se relacionar com harmonia entre si. Pensando nisso, escolha sempre elementos de um patamar parecido. Dois dados científicos, um dado histórico e um dado social, duas informações de conhecimento geral. Então, nossa dica é que você nunca escolha informações que sejam muito distantes uma da outra, pois isso pode prejudicar progressão e a clareza das suas ideias!

Organizar

Depois de selecionar e correlacionar os argumentos, você precisa organizá-los no texto. Debata sempre o argumento mais forte primeiro, pois isso te dará margem pra criar uma discussão mais bem elaborada. Organize os parágrafos harmoniosamente, para que o primeiro possa facilitar o andamento do segundo. E lembre-se! Discuta as informações nos parágrafos seguindo a mesma ordem em que as apresentou na tese, para não prejudicar o andamento do texto.

Interpretar

Você precisa interpretar os fatos e informações que escolheu para debater na redação e, para isso, você deve procurar a melhor maneira de falar sobre aquela informação. Você pode optar por interpretar suas informações por meio de uma discussão histórica. Pode usar perguntas retóricas ou hipóteses, dados estatísticos, comparações com a realidade de outros locais, palavras de uma autoridade no assunto. Escolha sempre aquilo que te der maior conforto na hora de escrever.

Lembre-se de trazer fontes para suas informações. Elas podem vir de citações de filósofos ou autores, letras de músicas, menções a filmes, séries ou livros que falem sobre o tema, órgãos como IBGE, OMS, MEC, IPEA ou aqueles que tenham relação com a problemática, departamentos ministeriais, entre outros. Um argumento que possui uma fonte é bem mais difícil de ser derrubado!

Esse é o caminho para os 200 pontos!

 

Esperamos que essas dicas te ajudem! Aliás, você já conferiu nossas outras matérias sobre redação? Para ter acesso, é só clicar aqui. Temos diferentes conteúdos que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada nota 1000!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/