Redação no ENEM: dicas para você se sair bem na competência 1!

Entenda a primeira competência e garanta seus 200 pontos

Redação no ENEM: dicas para você se sair bem na competência 1!
TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega

A redação do Enem é corrigida com base em cinco competências norteadoras. Vamos falar sobre a primeira delas?

A competência 1 exige do candidato o uso de uma modalidade específica da Língua Portuguesa: a norma culta ou padrão. Nesta competência, o corretor avaliará uma série de detalhes que mostrarão se o candidato possui domínio sobre a escrita formal. Esses detalhes são:

  • Ortografia;
  • Acentuação;
  • Pontuação;
  • Concordância;
  • Regência;
  • Colocação pronominal.

Temos algumas dicas para você! Fique atento(a):

Você precisa cuidar atentamente de sua ortografia, pois deslizes ortográficos serão penalizados na redação. Busque utilizar palavras simples e objetivas. Evite vícios de fala ou gírias. Se estiver em dúvida quanto à escrita daquela palavra que deseja usar, tente utilizar um sinônimo mais simples. A acentuação correta também faz muita diferença na construção do seu texto, por isso, procure estudar as mudanças causadas pelos acordos ortográficos, para que saiba os acentos que permaneceram e aqueles que caíram em desuso. Um texto bem pontuado vai te render pontos nessa competência! Estude o uso das vírgulas, para não cometer erros. Utilize os pontos finais nos lugares corretos e, se quiser e achar necessário, use também o ponto e vírgula! Se o seu texto tiver deslizes de pontuação, seu sentido pode acabar sendo alterado.

Trabalhar bem a concordância vai te ajudar a coordenar bem suas ideias. Fique atento ao uso correto do plural e dos artigos no seu texto, para que todos os termos concordem entre si. Lembre, também, que alguns termos da língua portuguesa apresentam uma regência, que pode ser verbal ou nominal, que corresponde à relação de subordinação entre ao verbos e os termos da oração ou entre os substantivos. Estude o uso dos verbos transitivos e intransitivos, assim como a relação de regência entre os nomes. Estude, também, a colocação pronominal, pois o uso dos pronomes corretos dentro do texto te ajudará a ter uma produção textual coesa e coerente e evitará a repetição de palavras nos parágrafos.

Não se esqueça de cuidar da sua letra! Se o seu texto estiver bem estruturado e bem escrito, mas a sua letra for ilegível, o corretor pode penalizar você, tirando vários pontos desta competência!

 

Esperamos que essas dicas te ajudem! Aliás, você já conferiu nossas outras matérias sobre redação? Para ter acesso, é só clicar aqui. Temos diferentes conteúdos que podem te ajudar a conquistar a tão sonhada nota 1000! 

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/
 
  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/