Quer cursar Psicologia? Veja mais informações sobre o curso

Confira os detalhes mais importantes que separamos para você

Quer cursar Psicologia? Veja mais informações sobre o curso
TEXTO ELABORADO POR: Maria Raquel Nunes 
Psicóloga Clínica - CRP 13-4083

A Psicologia é a ciência que estuda a mente humana quanto ao seu comportamento e processos mentais que constituem o homem. A palavra Psicologia vem do grego: Psykhé, que significa alma, mente, psique; e Logos, que significa estudo, razão, compreensão.

O(a) psicólogo(a) visa compreender o comportamento e o pensamento das pessoas. Para isso, tem como função estudar: a formação da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações interpessoais. Tanto para o desenvolvimento humano, quanto para os processos psicoterápicos.         

Ao contrário do que comumente imagina-se, a Psicologia não se restringe apenas ao atendimento na clínica, pois há diversos campos em que esses profissionais podem trabalhar. Diante disso, destacamos algumas das principais áreas de atuação como: a Psicologia clínica, a Psicologia do trabalho (organizacional), a Psicologia Educacional/Escolar, a Psicologia Social, a Psicologia Forense, Neuropsicologia e a Psicologia Hospitalar.

SOBRE O CURSO

O curso de Psicologia tem duração de 5 anos e pode ser constituído pelas modalidades de Licenciatura e/ou Bacharelado, dependendo da Universidade, embora a última seja mais comum. Normalmente, os 4 primeiros anos do curso são para estudos teóricos e o último ano é reservado para a prática, entretanto, algumas faculdades liberam os alunos para estágio curricular e extracurricular mais cedo. Os estágios curriculares além de reforçarem a atuação prática do(a) graduando(a), também visam proporcionar ao aluno a experiência e o contato com diferentes áreas da Psicologia, para que ele(a) possa se familiarizar.

As disciplinas do curso dependem da grade curricular de cada Instituição. Porém, as principais são: História/Introdução à Psicologia, Psicopatologias, Abordagens Psicoterápicas, Psicanálise, Psicologia Educacional, Psi. Clínica, Psi. Organizacional, Psi. Hospitalar, Psi. Social, Psi. do Desenvolvimento, além das disciplinas de base (Filosofia, Sociologia, Metodologia Científica...) e as disciplinas ligadas à Licenciatura.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Para a atuação profissional, aqueles graduandos que escolhem Licenciatura e/ou Bacharelado podem ter a possibilidade de seguir na área acadêmica associando à prática. Considerando que, a cada dia surgem novas faculdades e, consequentemente, surgem novos espaços para lecionar. No entanto, para seguir na docência acadêmica é necessário, também, fazer mestrado e/ou doutorado.

É difícil definir com exatidão o salário de um(a) psicólogo(a), pois isso depende não só da região como, também, da área em que o(a) profissional escolhe atuar.  Como citado anteriormente, os âmbitos de ação são diversos e possibilitam atuações em setores organizacionais, jurídicos, hospitalares, etc. Assim, o profissional poderá atuar tanto de forma autônoma, quanto para empresas e instituições privadas ou públicas (através de concurso público) que possuem uma boa remuneração.

Ademais, há algo que o(a) psicólogo(a) precisa ter e que o estudo ou concurso não lhe dará: empatia e carisma. Haja vista que, o paciente (usuário, cliente ou estudante) terá mais facilidade em avançar em seus conflitos caso venha a sentir-se acolhido pelo(a) profissional. A capacidade de compreender o outro em seus dilemas, sem julgá-lo ou criticá-lo em sua amplitude é algo que o ensino não dá conta, isso é uma virtude pessoal.

Buscar compreender a mente humana é uma das mais fantásticas e atraentes experiências que um indivíduo pode ter. É a busca pelo desconhecido. É a Psicologia.

 

Quer ficar por dentro de dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, álém de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIA

PSICOLOGIA. Orypsy, Clínica de Saúde e Bem-estar. Disponível em: https://orypsy.com/orypsy-psicologia. Acesso em: mai. 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

43

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/