Quer cursar Pedagogia? Conheça mais detalhes sobre o curso

Veja os detalhes mais importantes que separamos para você!

Quer cursar Pedagogia? Conheça mais detalhes sobre o curso
TEXTO ELABORADO POR: Ms. Maria Valquíria de Vasconcelos Cordeiro

No curso de Pedagogia o aluno é preparado para se tornar responsável pelo exercício da docência (ou seja, ensinar) na Educação Infantil e no início do Ensino Fundamental. Além disso, pode atuar nos cursos de Ensino Médio na modalidade regular, em cursos de educação profissional no setor de serviços e suporte escolar. O profissional pedagógico também pode atuar em outros campos, nos quais sejam requisitados conhecimentos pedagógicos, como coordenação e treinamento em empresas. É válido destacar que, para atuar em alguns cargos e áreas, é necessário ter especialização.

SOBRE O CURSO

O curso dura, em média, quatro anos. É oferecido em universidades públicas e privadas, e pode ser nas modalidades presencial, semipresencial e em EAD.

O que estudar no curso de Pedagogia? No curso, o estudante aprende sobre o processo de aprendizagem e de ensino. Compreende como as pessoas aprendem e o que elas aprendem. Na Pedagogia é essencial a compreensão da escola como um órgão complexo que tem como função a promoção da educação para e na cidadania, além de relacionar-se com a pesquisa na área educacional, com a gestão, organização e funcionamento dos sistemas e instituições de ensino.

O QUE FAZ O(A) PEDAGOGO(A)?

Segundo o Conselho Nacional de Educação (2006), as atribuições do pedagogo são:

  • Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
  • Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  • Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

MERCADO DE TRABALHO E ATUAÇÃO

O âmbito de atuação da Pedagogia é amplo e proporciona diversas possibilidades no mercado de trabalho. Ademais, é uma área com alta empregabilidade no Brasil.  O Pedagogo pode atuar no ensino formal, ou seja, a ministração de aulas, que é a área mais abrangente de atuação do profissional. Inclusive, em concursos públicos, esta é a área que mais se ofertam vagas (comparada a outras licenciaturas).

Para quem gosta da área, mas não se identifica com a docência: calma! Não precisa mudar de curso, você poderá atuar como pedagogo em espaços não-escolares, como em museus, bibliotecas, brinquedotecas, ONGs, empresas e hospitais. E a boa notícia é que a procura do profissional da pedagogia nestes espaços vem crescendo muito!

Nos setores não-escolares, os profissionais da Pedagogia podem atuar na elaboração de materiais pedagógicos, no desenvolvimento de cursos e atividades educacionais e também em treinamentos dos funcionários e no desenvolvimento de projetos sociais e culturais.

O salário do pedagogo depende do setor, do cargo, da qualificação, experiência e da carga horária que estiver ocupando. Para os licenciados que atuam como professores pedagogos na rede pública o piso nacional de 2020 teve o aumento de 12,84%, ficando R$ 2.886,24 para uma carga horária de 40h semanais, conforme o portal do Ministério da Educação - MEC. Já na rede particular de ensino, o salário tem variações entre cidades e estados, conforme acordos e convenções coletivas da categoria.

 

Quer ficar por dentro de dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, álém de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIAS

BRASIL.CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 08. maio.2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

46

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/