Quer cursar Biologia? Saiba mais sobre o curso

Confira as informações mais importantes que separamos para você

Quer cursar Biologia?  Saiba mais sobre o curso
TEXTO ELABORADO POR: Professor Yuri Araujo

     

O curso de Biologia é fascinante. Nele, o aluno é instigado a estudar sobre todos os aspectos relacionados a vida humana e outras manifestações de seres vivos. Além disso, há abordagens que compreendem várias áreas de conhecimento, partindo desde a menor partícula que forma os seres vivos, os átomos, até a complexidade da relação entre os grandes animais e vegetais - em seus determinados ecossistemas - que formam nosso planeta. Nos estudos de biologia, também são estudados assuntos de cunho científico como: aprendizagem de produção de pesquisa científica, aulas de laboratório em diversas áreas, prática e estudo em campo e disciplinas pedagógicas, para os docentes que optarem por fazer a licenciatura plena. As áreas da Biologia dividem-se em: 

  • Citologia: O estudo das células e seus componentes;
  • Histologia: O estudo dos tecidos, animal e vegetal;
  • Embriologia: O estudo da formação dos embriões;
  • Anatomia e Fisiologia: O estudo das estruturas e funções dos órgãos e sistemas do corpo;
  • Zoologia: O estudo dos grupos animais (vertebrados e invertebrados);
  • Botânica: O estudo das Plantas;
  • Microbiologia: O estudo dos seres microscópicos, micro-organismos;
  • Ecologia: O estudo da interação do meio com os seres vivos;
  • Genética: O Estudo da hereditariedade;
  • Evolução: Estudo da formação e transformação dos seres vivos através da modificação dos ambientes ao longo da história.

O curso de Biologia dura entre 7 a 8 semestres, dependendo da universidade (particular ou pública) e da organização de sua grade curricular. Vale ressaltar que, normalmente, os cursos nas universidades públicas possuem aportes de pesquisa científica e de campo mais abrangentes. Fato que possibilita a inserção do aluno no âmbito das publicações acadêmicas.

Na formação do curso de Biologia, o estudante pode optar por bacharelado ou licenciatura plena. No primeiro, ele percorrerá um caminho com o foco maior na pesquisa científica e terá o título de Biólogo Pesquisador, logo, poderá optar pelas três grandes áreas da Biologia: Biotecnologia e produção; Meio ambiente e conservação; e Saúde. O aluno também pode estudar as demais variações da Biologia como: Bioquímica e Genética molecular, atuando em no campo de pesquisas. No caso da licenciatura, o aluno estará apto a lecionar as disciplinas de Ciências e Biologia, aos níveis fundamental e médio em escolas, cursinhos, cursos técnicos e faculdades. Considerando, claro, o nível de escolaridade exigido, principalmente em cursos técnicos e superiores, os quais, normalmente exigem uma pós-graduação relacionada com o curso em questão.

Como a Biologia possui uma área de concentração muito vasta, o espectro do mercado de trabalho é amplo, seja na área da licenciatura como na área de pesquisa. Contudo, é preciso considerar o estado e a cidade, além dos pontos fortes da sua localidade, para definir o mercado de trabalho e a área na qual você quer seguir, principalmente se optar por bacharelado. Por exemplo, um aluno que quer estudar e trabalhar com biologia marinha, mas mora no interior, precisa estar disposto a prováveis mudanças para outra região, como o litoral, caso o mercado de trabalho exija. Por isso, antes de escolher o curso e a área que quer seguir, considere essas questões.

Quanto ganha um biólogo ou um professor de biologia? Não existe, ainda, um piso salarial específico para os biólogos, isso vai depender muito do setor, do cargo, da quantidade de horas e empresa. Para os licenciados, que atuam como professores de ciências e/ou biologia na rede pública o piso nacional de 2020 teve o aumento de 12,84% é de R$ 2.886,24 para uma carga horária de 30h semanais, segundo o portal do Ministério da Educação - MEC. Quanto a rede particular de ensino, essa questão dependerá do valor estabelecido pela escola, que deve respeitar o valor mínimo da hora-aula, já garantidos. Em ambas modalidades, o tratamento dado pelas cidades, estados e convenção coletiva dos sindicatos podem ser diferentes.

Por fim, a profissão de biólogo pode ser exercida em diversos lugares como: na EMBRAPA, órgão que normalmente estuda um pouco de tudo relacionado com a agropecuária, dependendo da região do país; no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO); no Instituto Butantan e em empresas farmacêuticas. A maior parte desses órgãos realizam concursos públicos com excelentes salários.

 

 Quer saber de mais conteúdos relacionados à profissão, estudo e semelhantes? Então, continue acompanhando nosso blog! E, para ficar por dentro de diversas dicas de estudo e ENEM, acompanhe também o nosso Instagram e Youtube

 

Preparação de qualidade para o ENEM?
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da educação - MEC. Reajuste do piso salarial. Brasília, MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/. Acesso em: 02 mai. 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá! Deixe seu comentário.Dica de Matemática: como calcular raiz quadrada de forma simples!

Enviando Comentário Fechar :/