POR QUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR A NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO DO ENEM?

Já parou para pensar nisso?

POR QUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR A NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO DO ENEM?

Na prova do Enem de 2018, apenas 55 alunos conseguiram nota 1000 em redação. Destacamos que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) corrigiu 4.122.423 provas e, por maior que esse número possa parecer, ainda restaram mais de 100 mil redações que obtiveram nota zero. 

Compreendemos que os números não mentem e, por isso, estamos aqui para que você entenda porque é tão difícil tirar nota 1000 em redação.

 

Como funciona a correção da redação do Enem?

A correção da redação do Enem é feita de forma manual por professores certificados. A redação é avaliada por dois professores que darão notas de 0 a 200 para cinco competências diferentes. A saber:

  1. Demonstração do domínio do concorrente na escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreensão do que foi proposto para a redação e aplicação dos conceitos das áreas de conhecimento para desenvolvimento do tema respeitando os limites do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, fatos e argumentos em defesa do ponto de vista;
  4. Apresentar conhecimento acerca dos mecanismos linguísticos necessários para o desenvolvimento da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado respeitando os direitos humanos.

 

Você pode saber mais acessando, neste link, a cartilha do participante:

 http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2018/manual_de_redacao_do_enem_2018.pdf

Como cada ponto vale de 0 a 200, se você conseguir se sair bem em todos esses itens, obterá a nota 1000.

Os critérios utilizados nas análises das redações, acima mencionados, já dificultam bastante o desempenho de muitos candidatos. Por isso, abaixo, elencamos algumas dicas para cada competência.

 

  • Competência 1

Para se dar bem na competência 1 exigida, você precisa evitar erros graves que ferem a norma culta. Para isso, respeite as regras de pontuação, acentuação e preocupe-se em produzir um texto sem traços de oralidade.

 

  • Competência 2

Para evidenciar ter esta competência, você deve inserir referências externas em seu texto. Assim, você poderá usar: reportagens, citação de filósofos ou de escritores relevantes na área do tema proposto ou, até mesmo, trechos de músicas. Não se esqueça de fazer referência ao autor da citação, a qual deve ser coerente com os argumentos apresentados no texto.

 

  • Competência 3

Para demonstrar ter esta competência, você precisa escrever um texto bem articulado e seguir as orientações, citadas anteriormente como: relacionar, organizar etc. Para isso, é necessário que você esteja afiado.

 

  • Competência 4

Para atender a esta competência exigida no Enem, é necessário que seu texto, em todas as etapas, esteja bem alinhado. Ou seja, sem contradições, termos mal-empregados ou, ainda, que apresente incoerência ou esteja sem coesão.

 

  • Competência 5

Aqui, você precisa demonstrar que tem a capacidade de desenvolver um raciocínio crítico sobre o tema abordado. Por isso, é necessário que você apresente uma proposta de intervenção para o problema exposto no texto.

Para conseguir isto, nossa dica é que você responda a essas três perguntas:

1º) O que fazer para resolver esse problema?

2º) Como colocar a proposta de intervenção em prática?

3º) Quem vai ser o responsável por fazer acontecer?

 

Você já sabe como é feita a avaliação e o que precisa para se sair bem. Agora, veja algumas dicas para elaborar uma boa redação:

  • Esteja sempre atualizado com os acontecimentos do momento, visto a banca examinadora dos textos dar preferência a temas mais atuais;
  • Pratique sempre a escrita de textos com temas atuais;
  • Aprenda a autocriticar seus textos e;
  • Corrija as redações que você produzir, de acordo com os pontos que abordamos acima.

 

Mesmo que, com todas essas dicas, você ainda se sinta inseguro para produzir uma boa redação, não se preocupe! Aqui, na Pensar EaD, você dispõe de aulas práticas - com método de ensino simples e comprovado cientificamente - para te ajudar a conseguir a tão sonhada aprovação.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Olá! Deixe seu comentário.POR QUE É TÃO DIFÍCIL CONSEGUIR A NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO DO ENEM?

Enviando Comentário Fechar :/

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo em seu e-mail:

A lista VIP da Pensar EaD é repleta de vídeoaulas, tutoriais, hangouts e muito mais.

Clique aqui para se cadastrar