O sono e o aprendizado

Sono é algo difícil de controlar.

O sono e o aprendizado

Imagine-se exausto e com muito sono, tendo que realizar qualquer tipo de atividade. Ruim não é mesmo? Fica ainda pior quando se precisa estudar nestas condições. A falta de uma boa noite de sono acarreta negativamente o funcionamento do corpo humano, podendo causar sintomas como falta de apetite, dores de cabeça, falta de atenção, hiperatividade e irritabilidade.

O processo de Cognição é a fase em que o corpo mais necessita de noites bem dormidas, afinal, cérebro cansado não trabalha direito e para assimilar tanto conteúdo novo, um boa noite de sono é fundamental.

Durante o ensino médio, principalmente nas provas de fim de ano ou nos dias que antecedem vestibulares ou ENEM, é muito comum que o estudante, no afã de conseguir estudar todo conteúdo das provas, acabe optando por sacrificar tempo de sono.

Todavia, os efeitos de noites mal dormidas e do sono de má qualidade tem influência direta no desempenho do raciocínio e no processo de cognição do conteúdo estudado. Esse tipo de comportamento deve ser combatido por pais e evitado pelos estudantes, visando maior rendimento nos estudos e melhor qualidade de vida do estudante.

Dormir faz bem e ajuda o cérebro na consolidação do que foi aprendido. Enquanto dormimos, o cérebro continua trabalhando, memorizando o que foi aprendido e apagando memórias de curta duração, a fim de “abrir espaço” para novos conhecimentos.

A atividade dos neurônios durante o sono é fundamental para o crescimento. Então, se você não dorme bem, é normal que seu dia não seja tão bom quanto o esperado e você fique sonolento por algumas horas.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Olá! Deixe seu comentário.O sono e o aprendizado

Enviando Comentário Fechar :/

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo em seu e-mail:

A lista VIP da Pensar EaD é repleta de videoaulas, tutoriais, hangouts e muito mais.

Clique aqui para se cadastrar