Literatura no ENEM: introdução ao estudo das escolas literárias!

Veja a relação entre história, literatura e quinhentismo

Literatura no ENEM: introdução ao estudo das escolas literárias!
TEXTO ELABORADO POR: Profª. Albenize Soares

“A literatura tem sido, ao longo da história, uma das formas mais importantes de que dispõe o homem, não só para o conhecimento de mundo, mas também para a expressão, criação e recriação desse conhecimento.”

Alice Vieira, “Perspectivas para o ensino de Literatura.”

 

A epígrafe de Vieira (1978), destaca que ao longo da história a Literatura tem sido uma “ferramenta” para o desenvolvimento do conhecimento humano. A esse pensamento, adicionamos a ideia de que cada forma de expressão e conhecimento do homem está diretamente atrelada ao seu tempo, ao seu período histórico. Por isso, fique atento! A literatura nem sempre se manifestou através da língua escrita (arte da palavra) como também, nem sempre teve função estética, só para deleite.

Quando se trata de Literatura no ENEM, você precisa saber que a ênfase será na Literatura brasileira, entretanto, se ela se baseia na europeia é preciso saber um pouco das bases clássicas (grega e romana) que nos influenciaram. Então, não há como fugir de um, mínimo, estudo histórico sobre o desenvolvimento da linguagem e do termo literatura.

Um pouco de História...

O conceito atual diz que “literatura é a arte da palavra”, contudo há 40.000 anos a.c., o homem já expressava-se pela palavra oral, por pinturas rupestres (desenhos em cavernas), etc. A palavra literatura significa “letra”, vem do termo em latim littera que evoluiu para lettera e, posteriormente, para a palavra latina erudita litteratura.

Curiosidade: Quem ensinava a leitura e a escrita era conhecido como litterator (em latim) ou grammatikós (em grego), o que é bem diferente do sentido atual dos termos “literato” e “gramático”.

Foi durante o período colonial (de 1500 a 1822) que aconteceram as manifestações iniciais da literatura brasileira. Ela foi totalmente influenciada pela literatura de Portugal, pois os nossos escritores ou eram portugueses ou brasileiros com formação acadêmica do país lusitano.

Por esse motivo, antes de estudar as obras e autores nacionais para o ENEM, convém conhecer, de forma panorâmica (no quadro abaixo) os momentos de maior destaque da literatura portuguesa até o século XVI, a qual foi base de nossa literatura.

 Literatura no Enem: introdução ao estudo das escolas literárias!

Provavelmente você já assistiu ou, pelo menos, ouviu falar do filme e/ou da peça teatral “O Auto da Compadecida”, não é mesmo?

Olhe para o último bloco do quadro, acima, e observe as palavras em destaque. A cultura medieval de Portugal foi marcada por preocupações religiosas e espirituais e nesse contexto surgem manifestações “artísticas leigas.” Gil Vicente escrevia obras de temáticas religiosas não para converter o homem, mas sim para expor seu lado, egoísta, falso e frágil. Além de ser o fundador do teatro português, ele também influenciou outros países europeus, assim como o Brasil.

Em nosso país, o Pe. Anchieta foi responsável por escrever autos direcionados à catequese dos indígenas, no século XVI. Já no Séc. XX, “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, apresentaram pontos em comum com o auto “A barca do inferno”, de Gil Vicente.

Viu só como é importante estudar Literatura? E, principalmente, fazendo um diálogo (intertextual) com textos históricos, dedicando-se a leitura desde os cânones clássicos aos contemporâneos? Pois é! Então, fique atento. No ENEM 2019, das 40 questões, 15 envolviam interpretação textual (sobre o uso da língua padrão), as demais, estavam distribuídas em leitura do cânone e leituras de outras expressões artísticas contemporâneas (como pinturas, charges e músicas, por exemplo), muitas vezes de forma dialogada.

QUINHENTISMO: o que você precisa saber!

Você viu que foi destacado, acima, o nome do Pe. Anchieta? Pois então, esse nome foi relevante no primeiro período de literatura brasileira, o Quinhentismo (1500 a 1601). Período que não tinha uma literatura de viés artístico, mas que abre caminho para as primeiras manifestações ou escolas literárias, por isso, você precisa saber o básico desse período, pois ele cai no ENEM. 

A literatura desse período tinha dois objetivos gerais: informar ao velho continente sobre os aspectos das terras recém descobertas (cartas e crônicas detalhavam características dos nativos, da natureza, etc.), e formar/catequisar os nativos da nova terra.

Nomes de destaque:

  • Pero Vaz de Caminha -  que escreveu a carta de descobrimento do Brasil e a certidão de nascimento do Brasil para a Europa;
  • Pêro Magalhães Gândavo e Gabriel Soares de Souza - são cronistas que também tiveram participação nessa literatura de informação;
  • Pe. Anchieta e Pe. Manuel da Nóbrega - o primeiro escreveu autos (peças de teatro) poemas (a maioria em homenagem a Virgem Maria) e uma gramática tupi. Ambos, tinham uma literatura de formação jesuíta.

Em nossa próxima postagem sobre Literatura, traremos o primeiro movimento literário que coloca em “xeque” esse caráter religioso e “doutrinador” do Quinhentismo, através da arte, o Barroco.

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje! Que tal saber um pouco mais sobre Literatura Clássica no Enem? É só clicar e, logo, será redirecionado para o nosso post! Bons estudos!

 

Para ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM, além de estar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM?
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIAS

CEREJA, William Roberto; MAGALHÊS, Thereza Cochar. Português: Linguagens. São Paulo: Editora Atual. 2003.

FILHO, Antônio Cardoso. Teoria Literária. 2014. Disponível em: https://www.cesadufs.com.br.

 

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/