Literatura no ENEM: entenda o que foi o Pré-Modernismo!

Veja o post e saiba a importância desse período para as estéticas seguintes

Literatura no ENEM: entenda o que foi o Pré-Modernismo!
TEXTO ELABORADO POR: Profª. Albenize Soares

Olá, pessoal! Esperamos que vocês estejam acompanhando nossa sequência de estudos sobre as escolas literárias, hein?! Pois bem. Até aqui, todos os textos que publicamos seguiam o mesmo movimento, abordávamos primeiro os aspectos das estéticas europeias e depois das brasileiras.  Essa escolha não foi aleatória, já que ela é, didaticamente, aderida pelas escolas, tendo em vista a preparação dos candidatos aos vestibulares, ENEM e outros concursos.

Como todos nós sabemos, o Brasil é um país que tem seu desenvolvimento intelectual e tecnológico tardio, comparado aos países europeus. E isso se deve aos processos históricos de colonização, independência, etc. Por isso, é de extrema importância mantermos sempre um estudo interdisciplinar, com Literatura e História, para compreendermos o porquê do Pré-modernismo (que não é uma escola literária) ser cobrado nesses concursos, citados anteriormente.

Vocês já devem supor que estamos chegando a reta final dos estudos sobre as escolas literárias. Pois, seguindo nosso cronograma, depois do Simbolismo as próximas escolas seriam o Modernismo em Portugal e no Brasil (primeira e segunda fase) e a Literatura contemporânea.

Mas, atenção! Não podemos deixar de mencionar um pouco do período de transição literária (pré-modernismo), uma vez que ele foi responsável por influenciar a formação das estéticas seguintes. Logo, é necessário compreender a definição desse momento artístico e um pouco do contexto histórico. Para ajudar, trouxemos, também, mapas mentais sintetizando as ideias e características.

Um pouco de história e literatura...

O pré-modernismo pode ser definido como uma fase de transição literária criada para agrupar autores de grande influência para a literatura brasileira. O contexto literário envolve mudanças do momento Bella Époque - na Europa o momento é de invenção tecnológica (telefone, carros, etc) - e vai de  1871 a 1914. No Brasil, o momento é da República “Café com Leite”, com a intercalação de representantes políticos de São Paulo (produtores de café) e Minas Gerais (produtores do Leite).

A partir disso, os intelectuais e literários percebem que existe um grupo social que está sendo “apagado” da realidade. Então a literatura começa a apresentar personagens que representam pessoas que estão a margem social. Atenção, mesmo com essa percepção, a linguagem ainda não é modernista, a gramática ainda é bem arcaica (na maioria dos escritos). Então por que são pré-modernistas? Vocês devem estar se perguntando. A resposta é simples: pelo fato de que, para os autores desse momento, a arte literária deve ter função social crítica! Partindo desse pressuposto, eles vão expor regiões e personas do Brasil que até então eram apagadas.

Alguns dos principais autores:

  • Augusto dos Anjos (poesia);
  • Euclides da Cunha (prosa);
  • Monteiro Lobato (Prosa);
  • Lima Barreto.

Mais alguns pontos que destacamos para vocês:

  • As escolas literárias tendem a seguir um ponto em comum, os escritores se auto reconhecem como pertencentes a determinada estética, além de manterem uma certa aliança. Os pré-modernistas produziam aleatoriamente, mas pensavam já no século XX;
  • Os pré-modernistas produziam muito, abordando vários tipos de gênero com o objetivo de expor o Brasil para além de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas isso não impediu que essa transição fosse marcada pela mistura de aspectos tradicionais e inovadores.

 

A seguir, trouxemos dois mapas mentais com mais algumas características sobre o Pré-Modernismo:

 Literatura no ENEM: entenda o que foi o Pré-Modernismo!

Literatura no ENEM: entenda o que foi o Pré-Modernismo! Referência do conteúdo dos mapas: LEME. Odilon Soares. Linguagem Literatura Redação. São Paulo: Editora Ática, 2003. 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado! Bons estudos!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/ 

 

REFERÊNCIAS                                      

LEME. Odilon Soares. Linguagem Literatura Redação. São Paulo: Editora Ática, 2003.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/