Interpretação de texto no ENEM: veja estratégias que podem te ajudar!

Com estas dicas, interpretar os textos das questões ficará mais fácil

Interpretação de texto no ENEM: veja estratégias que podem te ajudar!
TEXTO ELABORADO POR: Profª Rafaela Nóbrega

 

Quando for interpretar um texto, você precisa de muita atenção! Faça a leitura do texto com calma, sempre atento(a) a todos os detalhes, tais como autor, local de veiculação, ano e etc. Se ainda estiver confuso(a), releia o texto mais uma ou duas vezes e veja o que você entendeu dele. Além da atenção na leitura, você pode usar algumas estratégias.

Vejamos como exemplo o poema Horário do fim, do livro Raiz de orvalho e outros poemas, do escritor moçambicano Mia Couto:

Horário do Fim
      morre-se nada
      quando chega a vez
      é só um solavanco
      na estrada por onde já não vamos
      morre-se tudo
      quando não é o justo momento
      e não é nunca
      esse momento      

       Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"

Em primeiro lugar, identifique a temática ou a ideia central do texto. No poema de Mia, o tema é a morte. Em seguida, procure por palavras chave no texto, tais como fim, nada, tudo. Essas palavras vão te ajudar a interpretar o sentido do texto. Neste poema, Mia afirma que quando se teve uma vida plena e bem vivida, a morte é apenas uma continuação. Para apoiar tal interpretação, buscamos marcas no texto. Os versos “é só um solavanco/ na estrada por onde já não vamos” pode nos mostrar a questão do encontro com a morte após uma vida longa. Em seguida, Mia afirma que uma morte precoce é uma tristeza para qual não estamos preparados. A marca mais forte no texto que confirma isso é o verso “Quando não é o justo momento”.

 

E se eu tiver que comparar dois textos na prova?

Busque sempre semelhanças entre eles!

Vejamos um exemplo de notícia:

 Tristeza marca enterro dos seis jovens vítimas de atropelamento

Em nota, o prefeito afirmou que sente muito pela perda das famílias. “Quando uma vida jovem é ceifada, toda a cidade sofre. A perda inesperada de tantos jovens enluta, neste momento, a coletividade sorocabana. Pessoalmente e em nome dela, associo-me ao pesar dos familiares e apresento sinceras condolências e expresso a esperança de que a solidariedade geral de nossa gente os conforte e alivie a imensidade da dor pela qual são alcançados neste momento."        

Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/04/tristeza-marca-enterro-dos-seis-jovens-vitimas-de-atropelamento.html

A notícia, assim como o poema de Mia Couto, fala sobre a mesma temática: a morte. A linguagem da notícia, por ser um gênero informativo, será sempre direta e objetiva, diferente do poema, cuja linguagem é literária e cheia de sentimento. Assim como na segunda parte do poema, na notícia, o entrevistado lamenta a morte precoce de um grupo de jovens da cidade da qual ele é prefeito, o que se pode ver quando o prefeito se refere à imensa dor pela perda de vidas tão jovens. Essa é a semelhança entre os textos, embora seus gêneros sejam diferentes. É só procurar na questão a alternativa que mais se aproxime de sua dedução!

Esperamos que essas dicas te ajudem! Aliás, você já conferiu nossa outra dica sobre interpretação textual? Fica aí a sugestão! Sucesso nos estudos!

 

Quer ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, álém de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

REFERÊNCIAS

COUTO, Mia. Horário do fim. In: Raiz de orvalho e outros poemas. Lisboa: Caminho, 1999.

TRISTEZA marca enterro dos seis jovens vítimas de atropelamento. G1, 2014. Disponível em: < http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/04/ttristeza-marca-enterro-dos-seis-jovens-vitimas-de-atopelamento.html>

 

 

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

59

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/