Entenda como a qualidade do seu sono pode afetar os estudos

Dormir bem e aprender melhor: veja a relação!

Entenda como a qualidade do seu sono pode afetar os estudos
   TEXTO ELABORADO POR: Professora Andreia Bezerra

Depois de uma noite mal dormida, permanecemos com sono e nosso raciocínio fica lento.  Imagine-se exausto/a e com muito sono tendo que realizar uma prova como a do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou estudar os conteúdos. Péssimo, não é mesmo?!

Nesse sentindo, Joffily (2014) e seus colaboradores apontam que a qualidade e quantidade de sono afetam principalmente a atenção e a memória, comprometendo as funções cognitivas do centro da aprendizagem, como a leitura e a escrita. Portanto, ter uma boa noite de sono ajudará você com um melhor aproveitamento dos seus estudos e aprendizado durante o dia!

Saber dessa importância entre o sono e o aprendizado é essencial, pois um indivíduo que dorme adequadamente consegue assimilar novos conteúdos, tendo, por sua vez, ótimos resultados em provas. Nas datas que antecedem às provas do ENEM, os estudantes costumam acelerar os estudos, por não terem conseguido dar conta dos conteúdos anteriormente. Ao fazerem isso, eles deixam de ter uma noite de sono adequada e acabam prejudicando o próprio desempenho.

Assim, o ideal é que você se organize: Recomendamos que os alunos utilizem um cronograma de estudo, priorizando dormir, pelo menos, 7-8 horas por dia, para que possam descansar adequadamente e, então, facilitar a aprendizagem. 

Na noite anterior à prova do ENEM, é muito importante que você tenha um sono com qualidade e em quantidade adequada, pois para fazer uma boa redação e uma boa prova, é necessário esse descanso. Lembre-se o que foi mencionado anteriormente: uma noite mal dormida afeta a leitura e a escrita.

Então, dormir bem faz com que você consiga estudar o conteúdo com tranquilidade e, consequentemente, obtenha um melhor aprendizado. Não se esqueça desse detalhe ao longo da sua preparação para o ENEM e, principalmente, na noite que antecede a prova! Desse modo, você poderá ter um bom resultado.

 

Agora que você já sabe a importância do sono para render bem nos estudos, e viu como a organização pode ser uma aliada para conseguir dormir adequadamente, que tal saber um pouco mais sobre essa organização? Então, sugerimos para você nossa aula sobre métodos e cronograma de estudo e, também, nosso post sobre como organizar e otimizar seus estudos!

 

 Preparação de qualidade para o ENEM?
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

REFERÊNCIAS

JOFFILY, S.B., JOFFILY, L., ANDRAUS, N.M., 2014. O estado de sono no processo de aprendizagem. Ciências & Cognição 19,  531-543.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá! Deixe seu comentário.Dica de Matemática: como calcular raiz quadrada de forma simples!

Enviando Comentário Fechar :/