Entenda a importância da redação para o seu resultado no ENEM

Veja porque você deve ter uma atenção a mais nessa prova

Entenda a importância da redação para o seu resultado no ENEM
TEXTO ELABORADO POR: Professora Andreia Bezerra

Uma das avaliações que mais causa preocupação nos estudantes, na prova do ENEM, é a redação.

De acordo com as regras do Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a prova de redação constitui a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativa-argumentativa. Nesse sentido, para o estudante realizar uma boa prova, é necessário treinar muito, estudar temas da atualidade – além de conferir os temas anteriores – e acompanhar os conteúdos.

Os aspectos a serem avaliados na redação, segundo o INEP, relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. O participante deverá dissertar sobre o tema proposto, através de argumentos sólidos e estruturados com coerência e coesão.

É perceptível que muitos alunos ainda apresentam dúvidas sobre o peso da redação para o resultado no ENEM. Por isso, separamos dois pontos super relevantes para que você entenda a importância dela, confira:

AUMENTAR A NOTA GERAL

A redação possibilita que você, por meio da elaboração de um texto bem estruturado, alcance a nota 1.000 (mil) ou, pelo menos, chegue muito perto dela. Então, na hora de somar todas as notas e obter o resultado geral, caso você tenha conseguido uma boa pontuação em seu texto, seu resultado final no ENEM poderá ser alavancado pela redação!

Assim, para conquistar a nota máxima, você deve treinar bastante e colocar todas as competências necessárias exigidas na prova. De acordo com o INEP, o candidato deve “demonstrar conhecimento e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, apresentar domínio da escrita, compreender a proposta interpretando e argumentando em defesa de um ponto de vista” (INEP, 2019).

CONQUISTAR UMA VAGA NA UNIVERSIDADE

O estudante deve estar atento para não anular seu texto, pois zerar a redação do ENEM deixa o candidato automaticamente desclassificado, impossibilitando-o de concorrer na disputa do sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni), ou ainda, de conseguir o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Com a nota do ENEM, o aluno também pode conseguir a isenção de vestibulares tradicionais em diversas faculdades privadas. Entretanto, se você zerar a redação, não será possível.

Além dos pontos citados, a redação também é importante porque, por meio dela, serão testados os seus conhecimentos em atualidades e sua capacidade de argumentação. Portanto, estude e treine para obtenção de uma excelente nota!

 

Agora que você já sabe como a redação pode contribuir para aumentar sua nota no ENEM e para concorrer à vaga no curso que deseja, imaginamos que deve estar se perguntando sobre quais deslizes poderiam anular seu texto. Por isso, a fim de evitar que tenha problemas na hora da correção da sua redação, esclarecemos, em seguida, as ações que podem prejudicá-lo. Fique atento(a):

MOTIVOS QUE PODEM ZERAR SUA REDAÇÃO DO ENEM

De acordo com o que indica a cartilha de redação do INEP, as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação são:

1. Fuga total ao tema

Juntamente com o tema proposto para a redação, há os textos motivadores, que servem para ajudar o candidato a ter uma noção básica e entender o tema que está sendo indicado. Por isso, é muito importante que você preste muita atenção a todos os textos de auxílio - sejam eles um trecho de notícia, anúncio, imagem, etc -, para que você possa elaborar seu texto dentro dos limites do tema proposto, evitando afastar-se do foco.

2. Não obediência à estrutura dissertativa-argumentativa

O estudante deve utilizar técnicas argumentativas para apresentar o problema discutido no texto. Dessa forma, recomendamos que estude muito para ir bem preparado(a). Praticar a escrita é essencial!

3. Entregar o texto com linhas abaixo do número mínimo

Para os corretores avaliarem sua redação, ela deverá ter no mínimo 7 linhas, pois, se tiver menos, receberá nota zero. Vale destacar que o título, que é opcional, é tido como linha escrita. Os trechos copiados dos textos motivadores não são considerados na contagem de linhas. 

4. Cópia total de texto da Prova de Redação

Como foi citado logo acima, os trechos copiados dos textos da prova de redação são desconsiderados na contagem de linhas.  Portanto, se o aluno escrever apenas o texto integral copiado, receberá sua nota zerada.

5. Usar traços de anulação propositais

De acordo com a cartilha do INEP, caso o participante desenhe ou insira meios propositais de anulação, dentro da folha de redação, obterá nota zero. Portanto, desenhos, gráficos, sinais, palavrões ou textos que não estejam dentro da proposta de redação acarretarão nota zero para o aluno.

6. Inserir identificação fora do local indicado

Se o candidato colocar sua assinatura - ou, até mesmo, apenas seu primeiro nome, rubrica ou apelido -, fora do espaço indicado para a assinatura do participante, obterá nota zero, uma vez que dentro do texto não deve conter a identificação do autor do texto.  

Embora seja um fato evidente, não custa lembrar que a redação deve ser escrita em Língua Portuguesa.

Para conhecer mais detalhes e, também, outras razões para anulação da nota do texto, recomendamos que você confira a cartilha de redação em sua íntegra.

Ademais, pensando em sua preparação para o ENEM, trouxemos esta aula para que você possa entender um pouco mais sobre a redação, então, se quiser aumentar seus conhecimentos sobre o tema, confira:

 

Quer ficar por dentro de dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM? Então, além de ficar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades!

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIAS

INEP, MEC. Redação no enem 2019: cartilha do participante. 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf. Acesso em: 13  abr. de 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/