Enem Digital? Entenda a proposta dessa modalidade

Veja as informações mais importantes sobre essa versão

Enem Digital? Entenda a proposta dessa modalidade
TEXTO ELABORADO POR: Professora Rafaela Nóbrega

O Enem digital foi anunciado no ano de 2019. Segundo o Ministério da Educação (MEC), um dos principais motivos para a aplicação de uma prova digital seria a tentativa de aliviar os danos ao meio ambiente, uma vez que,  por ano, mais de 10 milhões de provas são impressas no Brasil, causando um uso excessivo de papel. Além disso, a digitalização do Enem é uma tentativa de modernizar o exame, uma vez que as tecnologias se tornam cada vez mais futurísticas e, também, é uma forma de reduzir gastos com o exame impresso. 

A expectativa é que em outubro de 2020 seja aplicado o piloto do Enem digital, em diversos municípios do Brasil e 100 mil candidatos poderão realizar a prova usando computadores. As provas serão aplicadas em colégios que possuam estrutura para comportar o exame em sua versão digital e seguirão as mesmas regras da prova escrita,  acontecendo em dois domingos consecutivos. Ademais, as questões terão as mesmas áreas e apenas a redação será feita no papel.

As inscrições serão disponibilizadas para os 100 mil candidatos que desejarem participar desta primeira aplicação digital do Enem. O MEC afirma que a digitalização do Enem será progressiva e que até 2026, as provas impressas não existirão mais, elevando o exame totalmente ao âmbito digital.

As 100 mil vagas serão distribuídas por vários estados brasileiros. Vale ressaltar que o estudante não fará a prova em seu computador e/ou em casa. Ele terá que comparecer em uma das escolas habilitadas em seu município para realizar o exame. Poderá se inscrever no Enem digital aqueles que já concluíram seus estudos ou que estejam concluindo no ano de prestação do exame (2020).

Acredita-se que, com a aplicação das provas do Enem em um ambiente digital, será possível utilizar questões interativas, exibir vídeos explicativos, games e outras formatos de conteúdo digital que não poderiam ser inseridos na prova impressa.

Não poderão fazer a prova digital nesse primeiro ano, pessoas que necessitem de atendimento especial, tais como leitores para pessoas cegas. O Ministério promete seguir aprimorando o Enem digital até 2025, para que, em 2026, a aplicação da prova impressa em papel não mais seja utilizada, passando o Enem a ser totalmente digital.

Caso você queira saber mais, acesse o portal do MEC ou o site do INEP para saber tudo sobre a nova modalidade do Enem! 

 

Para ficar por dentro de mais informações relacionadas ao ENEM e, também, para saber dicas de estudo, fique atento(a) ao nosso blog e também ao nosso Instagram e canal no YouTube! Estamos sempre preparando dicas para vocês!

 

Preparação de qualidade para o ENEM?
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ENEM: Enem terá aplicação digital em fase piloto em 2020 e deixará de ter versão em papel em 2026. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/77791-enem-tera-aplicacao-digital-em-fase-piloto-em-2020-e-deixara-de-ter-versao-em-papel-em-2026. Acesso em: 06 maio 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá! Deixe seu comentário.Dica de Matemática: como calcular raiz quadrada de forma simples!

Enviando Comentário Fechar :/