Como organizar e otimizar os estudos de forma simples e eficiente

Confira nossas dicas e melhore sua preparação para o ENEM

Como organizar e otimizar os estudos de forma simples e eficiente
     TEXTO ELABORADO POR: Professora Rafaela Nóbrega

Você sabia que planejar e organizar seus métodos de estudos, e também os conteúdos a serem trabalhados, é essencial para facilitar sua rotina de preparação para o ENEM? Algumas estratégias podem te ajudar bastante na hora do aprendizado. Então, não perde a chance e se liga nas dicas que trouxemos para te ajudar nesta tarefa de otimização dos estudos!

1.  Cronograma de estudos 

Para organizar seus estudos, uma grande dica é que você crie um cronograma. Nele, estipule horários e conteúdos de estudo, pois assim você não vai perder o foco. Pense em horários que você pode utilizar ao decorrer do dia para estudar, enquanto faz as tarefas de casa ou entre os intervalos do trabalho. Quer saber um pouco mais sobre cronograma de estudos? Então, dá uma conferida em nossa aula sobre Métodos e Cronograma de estudos, pode ser que te ajude! 

2. Resumos

Quando estiver estudando um conteúdo complexo, faça um resumo dele com suas próprias palavras, para saber o que você entendeu acerca do material. Isso se chama “paráfrase” e é uma excelente técnica de interpretação e de compreensão de um conteúdo. Outra dica de técnica de resumo, também, são os mapas mentais. Eles podem ser muito úteis nos seus estudos e, lá no canal da Pensar, tem um vídeo explicando um pouco melhor sobre os Mapas Mentais

3. Sempre encontre a ideia ou temática central quando estiver estudando um texto

Leia com atenção cada parte para identificar a ideia principal que o autor está tentando passar. Isso é um passo importante para que você tenha domínio do material de estudo. Após encontrar a temática, construa esquemas. Anote em tópicos ou pequenos resumos as coisas mais importantes que você viu no texto, pois isso vai facilitar na hora de revisar o conteúdo. Procure textos parecidos e que tratem do mesmo assunto, assim você poderá fazer um comparativo e entender melhor o conteúdo com a ajuda de outros autores.

4. Monte grupos de estudo para debater materiais

Cada integrante pode trazer um texto ou conteúdo de um autor diferente para que, juntos, vocês possam discutir e minimizar as dúvidas. Estudar em grupo é sempre uma boa estratégia para uma melhor absorção dos conteúdos.

5. Anotações

Faça sempre anotações daquilo que achar mais importante no conteúdo, principalmente se o material de estudo for extenso. Isso vai facilitar na hora de buscar respostas para as dúvidas.

6. Esteja atualizado!

Tente sempre se atualizar sobre as problemáticas que estão acontecendo no mundo. Estar afinado com as atualidades pode te ajudar a ter domínio sobre diversos conteúdos. Para te ajudar nisso, sugerimos para você os nossos vídeos de atualização sobre Coronavírus na Redação e, também, sobre Fake News.

 

Foque em seus objetivos e boa sorte!

 

Quer aprender um pouco mais sobre como se preparar nos estudos? Então, indicamos para você nosso post sobre Técnicas de Estudos e, abaixo, trazemos uma breve discussão sobre a importância da Autoconfiança e a Escrita:

 

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/
  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/