Bioquímica no ENEM: saiba mais sobre vitaminas e sais minerais!

Confira esta matéria e amplie seus conhecimentos sobre o assunto

Bioquímica no ENEM: saiba mais sobre vitaminas e sais minerais!
TEXTO ELABORADO POR: Prof. Nilson Soares de V. Júnior

E aí, galerinha, tudo bom? Hoje vamos falar um pouco sobre os compostos que não têm necessidade de serem digeridos na alimentação humana e que são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo, esses compostos são: as vitaminas e os sais minerais.

Em geral, eles são chamados de micronutrientes, exceto os seguintes sais minerais: Ca, P, Mg, K, Na, Cl e S, pelo fato de que o nosso corpo precisa de apenas pouca quantidade desses nutrientes (apesar de serem fundamentais para diversas reações químicas do nosso metabolismo), por isso, ele não os produz.

Assim, os micronutrientes são adquiridos por meio da nossa alimentação. Logo, uma dieta pobre de tais nutrientes pode ocasionar alguns problemas metabólicos ou fisiológicos. No caso das vitaminas, o seu excesso também deve ser evitado, pois em grande quantidade também causa alguns problemas. Uma diferença marcante entre esses dois grupos de nutrientes é que as vitaminas são compostos orgânicos e os sais minerais são compostos inorgânicos.

VITAMINAS

As vitaminas classificam-se de acordo com a sua dissolução. As vitaminas chamadas de hidrossolúveis são as solúveis apenas em água e estas representam a maioria das vitaminas, sendo a vitamina C um exemplo dessa. Já as lipossolúveis são solúveis em lipídios, incluem-se neste grupo as vitaminas A, D, E e K. Essas vitaminas hidrossolúveis têm como vantagem o fato de que elas são excretadas com uma maior facilidade. A seguir, trouxemos uma tabela com exemplos de alimentos que são boas fontes de cada grupo de vitaminas, contendo, também, o que sua carência e excesso provocam.

 Bioquímica no ENEM: saiba mais sobre vitaminas e sais minerais!

 Bioquímica no ENEM: saiba mais sobre vitaminas e sais minerais!

 

SAIS MINERAIS

Os sais minerais são componentes estruturais dos tecidos corporais, tais como o cálcio presente nos ossos e dentes, bem como, o fósforo que além de estar presente em ossos e dentes, também forma a membrana plasmática celular. Eles também são essenciais no funcionamento de outras estruturas e órgãos do corpo. Abaixo temos uma tabela com os principais sais minerais contendo seus benefícios, o que sua deficiência pode causar e suas principais fontes alimentares.

 Bioquímica no ENEM: saiba mais sobre vitaminas e sais minerais!

 

E aí, gostaram do conteúdo? Esperamos que sim! E nós temos mais uma dica para você: recomendamos que, além dessa matéria, você também preste atenção no conteúdo de semana passada publicado aqui no blog (para acessar, é só clicar: bioquímica) e fique de olho em nosso Instagram (@pensaread.oficial), pois, em breve, anunciaremos algo relacionado por lá! 

 

Para ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM, além de estar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIAS

Sogimig. Importância das Vitaminas e Minerais. Disponível em: http://www.sogimig.org.br/importancia-das-vitaminas-e-minerais/. Acesso em: julho de 2020.

  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/