Bioquímica no ENEM: aprenda mais sobre os macronutrientes orgânicos!

Confira a matéria e amplie seus conhecimentos sobre este assunto

Bioquímica no ENEM: aprenda mais sobre os macronutrientes orgânicos!
TEXTO ELABORADO POR: Prof. Nilson Soares de V. Júnior

E aí pessoal, tudo tranquilo? Hoje, iremos tratar de um assunto que chama a atenção de todos os estudantes da biologia: a bioquímica.

Mas o que é a BIOQUÍMICA?

Bioquímica é uma área comum entre a química e a biologia, a qual, envolve o estudo das moléculas. Essas, por sua vez, compõem os organismos vivos que desempenham funções de extrema importância para o seu funcionamento, dentro das células do corpo, por meio do metabolismo.

Estas moléculas são adquiridas em sua maioria através da nossa alimentação, sendo preciso serem metabolizadas ou, até mesmo, sintetizadas pelo nosso próprio corpo. De forma geral, essas moléculas são divididas em compostos orgânicos e inorgânicos de acordo com a presença ou ausência do elemento carbono (C) em sua estrutura, respectivamente. Dentro dos orgânicos estão os carboidratos, as proteínas, os lipídios e as vitaminas. Já como exemplos de compostos inorgânicos, temos a água e os sais minerais.

Outras definições que merecem destaque são as de macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles que requeremos em maior quantidade em nosso organismo como: carboidratos, lipídios, proteínas, água e sais minerais (cálcio, potássio, enxofre, fósforo, cloro e magnésio.) Já os micronutrientes, como as vitaminas e alguns sais minerais, são necessários em baixa quantidade. Mas hoje iremos comentar apenas sobre os macronutrientes orgânicos: carboidratos, lipídios e proteínas.

Vamos lá?!

CARBOIDRATOS

Os carboidratos são sinônimos de açúcar, embora, nem todos os alimentos em que eles estejam presentes sejam, necessariamente, doces. Contudo, vale ressaltar que sua função principal é ser uma fonte primária de energia para os organismos.  Eles também desempenham uma função estrutural, compondo a arquitetura da estrutura dos seres vivos, como é o caso da celulose e da quitina, as quais, constituem a parede celular de células vegetais e o exoesqueleto dos insetos, respectivamente. Os carboidratos são encontrados em alimentos como leite, frutas, milho, raízes e alimentos derivados do trigo.

    Bioquímica no ENEM: aprenda mais sobre os macronutrientes orgânicos!

 

LIPÍDIOS

Os lipídios são associados a gordura e tem como funções principais servir como fonte energética, compor estruturas como a membrana plasmática das células, função hormonal e ainda serve como isolante térmico. Esta última tem uma importância a mais, pois evita a perda excessiva de calor, nos mantendo quentinhos em situação normal. Para os ursos polares, a camada de gordura que se acumula em sua pele permite que eles vivam em ambientes abaixo de 0°C. Os lipídios são encontrados em alimentos como manteiga, leite, coco ou ainda associado àquela gordurinha presente em carnes.  

 Bioquímica no ENEM: aprenda mais sobre os macronutrientes orgânicos!

 

PROTEÍNAS

As proteínas, que são formadas por moléculas menores chamadas de "aminoácidos", apresentam múltiplas funções dentro das nossas células como: papel estrutural (compondo os músculos que desenvolvemos naquele treino legal na academia), função enzimática, transdução de sinal, defesa no caso dos anticorpos, dentre outras importantes funções. Uma parte das proteínas são adquiridas através da nossa alimentação, quando rica em carnes, ovos, leite e derivados e alguns cereais. Outra parte das proteínas são sintetizadas dentro das nossas células.

  Bioquímica no ENEM: aprenda mais sobre os macronutrientes orgânicos!

 

E aí, vamos aplicar o que aprendemos?

QUESTÃO

(UFR-RJ) As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns:

I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo.

II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos.

III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios.

IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas.

Estão corretas as afirmativas

A.  I e II.

B.  I e III.

C.  I e IV.

D.  II e III.

E.  II e IV.

 

Resolução:

Resposta correta: alternativa B, pois apenas as afirmativas II e IV estão erradas. A II, porque a parede das células vegetais são formadas pela celulose que é um polissacarideo. Já a IV está errada porque as unhas são compostas por uma proteína chamada de queratina.

 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Bons estudos!

 

Para ficar por dentro de mais dicas de estudos e conteúdos relacionados ao ENEM, além de estar atento(a) ao nosso blog, acompanhe também nosso Instagram e YouTube! Estamos sempre trazendo novidades.

 

Preparação de qualidade para o ENEM? 
Conheça nossa plataforma: www.pensaread.com.br/

 

 

REFERÊNCIAS

ROSEWOOD, Débora. Por que o carboidrato é importante. 2015. Disponível em: http://www.emagrecercomsucesso.com/por-que-o-carboidrato-e-importante/. Acesso em: julho de 2020.

 

 
  • RECOMENDE-NOS AOS SEUS AMIGOS
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também:

Artigos relacionados

Olá, deixe seu comentário

Enviando Comentário Fechar :/