Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração e com obrigatoriedade de matrícula a partir dos 6 (seis) anos de idade, pois, segundo a Lei n° 11.274/2006, a matrícula torna-se obrigatória para os alunos que completam os 6 anos até 31 de março do ano em que se requere a matrícula. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: anos iniciais, também conhecidos como Ensino Fundamental 1, com cinco anos de duração, para estudantes de 06 (seis) a 10 (dez) anos de idade, e os anos finais, também conhecidos como Ensino Fundamental 2, com 4 anos de duração, para estudantes de 11(onze) a 14 (quatorze) anos. O Ensino Fundamental tem o objetivo de acolher, cuidar, educar e garantir a aprendizagem dos conteúdos curriculares e desenvolver nos alunos potencialidades que lhes permitam usufruir dos bens socioculturais no ambiente ao qual estão inseridos. A carga horária mínima anual é de 800 (oitocentas) horas, distribuídas em 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar.

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Apoio Educacional

É caracterizado por profissionais da educação que fazem um trabalho interventivo e intencional, com o objetivo de propor estratégias, viabilizar caminhos que facilitem o trabalho do docente e que apresentem soluções no processo de ensino. Nesta perspectiva, abordaremos as mudanças do ensino que englobam do ensino tradicional ao híbrido, as multi-metodologias, a formação continuada dos docentes, o currículo e as diferentes maneiras de avaliação. O apoio educacional assume o compromisso de proporcionar momentos de estudo, de formação e informação individuais e coletivas, visando aprimorar as práticas metodológicas e, assim, formar alunos sujeitos protagonistas no processo de construção do conhecimento.

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Capacitação pedagógica

É um mecanismo de informação e formação contínua acerca do processo de ensino e aprendizagem, que oferece como ferramentas condições teórico-didáticas, diferentes vias metodológicas e práticas para profissionais da educação, a fim de realizar um trabalho sistemático, harmonioso e que gere resultados. Apresentam-se aos docentes possibilidades metodológicas, estratégias didáticas e contribuições de formas práticas e efetivas. A capacitação pedagógica, na perspectiva de metodologias ativas, visa apresentar ao docente um processo permanente de aperfeiçoamento e novas viabilidades de métodos para apoiar os alunos na construção de novos conhecimentos.

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Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil, avaliando a educação nacional em suas diversas esferas. A avaliação apresenta novas configurações para 2021 e deixará de ser prestado a cada dois anos pelos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3ª ano do ensino médio, como é atualmente. O novo Saeb será em formato digital, desde o 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Do 2º ao 4º ano do ensino fundamental, o exame ainda será feito em papel. O Saeb também apresenta mudanças que acontecerão gradualmente e uma delas é o Enem seriado, que avaliará os resultados obtidos a cada ano.

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