Acolhimento

Apresentação

A importância dos aspectos socioemocionais no processo de ensino-aprendizagem é consenso entre os estudiosos da área. A família, a escola e os demais grupos aos quais uma pessoa pertence (incluindo os virtuais) integram as relações sociais. Os aspectos emocionais se referem à influência das emoções na direção, inibição, interesse e resistência, a exemplo: o medo, a curiosidade, a expectativa e a ansiedade.Elevados níveis de estresse e ansiedade são comuns na preparação para o ingresso no ensino superior e, normalmente, são agravados por conflitos de diversas naturezas enfrentados pelos jovens.

Diante da Pandemia do novo coronavírus, estudos sinalizam a emergência e/ou intensificação de quadros de estresse e ansiedade na população de modo geral. Se considerarmos os impactos específicos aos alunos, professores e gestores da educação, faz-se imperativa a proposta de tratativa no âmbito do apoio socioemocional, na perspectiva da prevenção e promoção da saúde mental. A Pensar EaD, portanto, dispõe de uma estrutura preparada para gerenciar as especificidades desta proposta, fortalecendo as competências de ensino-aprendizagem nos meios digitais àqueles em preparação para o ingresso no ensino superior.

Pensar EaD - Apoio Socioemocional

Público-Alvo

  • Alunos do Ensino Médio;

  • Estudantes que estejam em preparação para Enem e Vestibulares;

  • E quaisquer alunos que sintam a necessidade de um apoio, que apresentem dificuldades e/ou queiram preveni-las.

Objetivos

  • Promover, a partir de técnicas socioemocionais grupais, o alívio dos processos de estresse e ansiedade;

  • Incentivar práticas de autoconhecimento e desenvolvimento da autonomia;

  • Sensibilizar a Inteligência Emocional e o autocuidado.

Procedimentos

  • Serão formados grupos de estudantes, de forma remota, que irão ser acompanhados, de forma regular, por um psicólogo;

  • Os encontros respeitarão os objetivos da intervenção e especificidades de cada grupo, a partir de escuta ativa, recursos audiovisuais, vivências e atividades lúdicas.

Técnicas Socioemocionais para Aprendizagem
  • Trabalhar estratégias para lidar com o estresse, a ansiedade e o medo;

  • Sensibilizar para atitudes que desenvolvam a Inteligência Emocional

  • Atividades de autoconhecimento e autocuidado;

  • Reconhecimento de recursos potencializadores de bem estar (lazer, sono, alimentação, contatos, etc.)